Quando falamos em cuidados relacionados aos processos produtivos, um dos primeiros pensamentos que nos vêm à mente é de protocolos de segurança nas operações industriais. Mas vai muito além disso, como as preocupações em envasar, armazenar e transportar produtos químicos, tanto os utilizados nos processos como os resultantes destas operações.
Mas qual a melhor forma de tratar de toda a cadeia logística que envolve os produtos químicos? Como proceder em casos de acidentes? Confira neste artigo as principais informações referentes ao cuidado com estes produtos.
CUIDADOS AO TRANSPORTAR PRODUTOS QUÍMICOS
No Brasil, a enorme maioria dos serviços de transporte de produtos químicos acontece pelas rodovias. Visto que todos os dias milhares e milhares de veículos de carga trafegam pelas estradas brasileiras, faz-se necessário criar e adotar medidas preventivas para mitigar riscos de acidentes e de contaminação do meio ambiente ou de outros produtos não químicos transportados.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), são considerados produtos químicos aqueles que:
- Precisam ser transportados em altas temperaturas;
- Possuem conteúdos explosivos;
- São substâncias radioativas, tóxicas, infectantes, oxidantes e peróxidos orgânicos;
- Possuem materiais corrosivos;
- São cargas com risco de colisão.
Além disso, a Resolução 5.947/2021 da ANTT aponta regramentos que precisam ser cumpridos para transportar produtos químicos. Ela especifica os documentos necessários para transporte das cargas, veículos, equipamentos, acondicionamento, fiscalização e penalidades impostas em caso de descumprimento. Alguns exemplos práticos de cuidados exigidos pela autarquia:
- O transportador precisa estar inscrito em categoria específica do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas – RNTRC;
- O veículo utilizado deve estar sinalizado em conformidade com as instruções da resolução;
- Só podem ser usadas embalagens industriais permitidas pela ANTT, como é o caso dos produtos da New Service;
- É proibido o transporte simultâneo de produtos químicos diferentes ou junto com matérias-primas para consumo humano ou animal, caso que não se aplica quando o veículo conta com compartimentos e cofres que assegurem estanqueidade.
Em caso de descumprimentos, as punições podem variar de R$ 600,00 a R$ 5.000,00. Por fim, em caso de incidentes envolvendo o vazamento de produtos químicos transportados por via terrestre, algumas medidas de segurança são:
- Isolar a área, sinalizar o acidente e informar imediatamente os órgãos públicos;
- Manter distante celulares, cigarros e demais itens que podem causar explosões;
- Seguir recomendações das fichas de emergência e aguardar atuação dos agentes públicos.
EMBALAGENS COMO RESIDUAL DO PROCESSO
Vale destacar que a embalagem industrial utilizada para transportar produtos químicos também é considerada como um resíduo do processo produtivo. Logo, deve ser tratada como tal, não podendo ser descartada incorretamente no meio ambiente ou passando por processos inadequados.