Um dos temas que mais tem influenciado gestores de empresas em suas decisões acerca de tendências, rumos, orientações e processos internos está na sustentabilidade. Cada vez mais, a sociedade tem reforçado uma necessidade e um anseio por consumo de produtos e serviços que tenham uma pegada ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. Por isso, aplicar a ESG tem se tornado fundamental na rotina e no planejamento das empresas.

O QUE É A ESG

Trata-se da sigla Environmental, Social and Corporate Governance (ESG), um conceito de fomento às ações que sejam em prol do meio ambiente, da sociedade e da gestão corporativa transparente. Este conceito, quando aplicado de forma prática e eficiente no dia a dia da empresa, resulta em processos adequados, certificações e reconhecimento de empresa ativa perante o viés da sustentabilidade para clientes e para o público consumidor.

Entre as principais práticas reconhecidas como sustentáveis está a reciclagem. Em suma, ela consiste no reaproveitamento de matéria-prima para dar vida a novos produtos, evitando o consumo de mais recursos naturais.

Um dos instrumentos previstos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para reinserir estes materiais no mercado se dá através da logística reversa. Este processo evidencia a importância do cuidado para mitigar a contaminação de solos e da água, além de evitar a disposição inadequada dos resíduos no meio ambiente.

Leave a Comment

LOGO-DCA-white